quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Quem foi Carolus Rex?

Carolus Rex é o tema do mais recente álbum do Sabaton. O álbum fala mais amplemente das glória e derrotas da Suécia da Guerra dos Trinta Anos até a Grande Guerra do Norte. Karl XII (o nome original em sueco) teve grandes problemas na infância. Amava farrear na sua corte, e acabou deixando como legado dessa época de sua vida: "Deus queira que não tenha um rei menino". Aos 15 anos ele botou uma coroa em sua própria cabeça, e fazia algumas atrocidades, decapitar ovelhas vivas e inundava seus palácio de sangue, além de embebedar seu urso de estimação (sim, urso de estimação). Aproveitando o rei safadão, a juventude e outras coisas, a Dinamarca, Saxônia, Polônia e Rússia decidiram acabar com o jovem rei, no ano de 1700, iniciara-se a Grande Guerra do Norte. Nesse período ele teria uma dito uma frase marcante: "Decidi nunca começar uma guerra injusta, mas nunca terminarei uma sem destruir meus inimigos", e foi exatamente o que ele fez. Karl tinha um exército bem menor, e por isso, juntou suas forças e começou a destruir seus inimigos um por um, começando pela Dinamarca. Cercou a capital e a tomou, forçando o rei dinamarquês a se render. Nesse momento o rei beberrão, louco e infantil perdeu sua fama e ganhou uma melhor: um grande guerreiro para salvar seu país. Decidiu então atacar os russos. Karl tinha então 10.500 soldados contra 40 mil do Czar Russo Pedro (Pyotr), e venceu na Batalha de Narva. A vitória foi tão esmagadora, que o número de prisioneiros que Karl fez era bem maior que suas tropas, correndo sério risco de fuga, até deixou alguns fugirem. Aproveitando isso, Karl, que ainda mantinha um pouco de seu senso de humor de antes, mandou fazer uma medalha com o czar russo correndo aos choros, isso tudo para um rei de 19 anos.
Bem, tudo parecia certo, Karl poderia atacar Moscou e acabar com a porra toda ali, mas não... Ele decidiu atacar então a Polônia dando tempo pro czar russo reformar seu exército destruído (usando 90% das finanças nacionais)

Karl foi aprimorando suas táticas de guerra e aos poucos vencendo os poloneses, em batalhas que duraram seis anos. Agora estava aberto o caminho para acabar com o Czar russo. Mas o Czar aprendera muito com sua última derrota, e usou de uma estratégia que iria salvar a Rússia várias vezes mais tarde, a terra arrasada. Por todos os lados que seriam possíveis que Karlo invadisse seu país, ele ordenou a queima de comida e cidades, para que o inimigos ficasse sem provisões. Morrendo de fome e frio o exército do rei sueco atacou os russos em Poltava em 1709, tendo os inimigos 42 mil homens e Karl apenas 19 mil. Desta vez o invencível rei sueco não conseguiu vencer e teve que se exilar no Império Otomano (atual Turquia). Com os russos observando tudo ao redor, Karl só conseguiu fugir em 1714. Tentou reanimar todo mundo novamente, iniciou uma guerra contra a Noruega, para depois subjugar seus inimigos novamente, mas em 1918 acabou morrendo com uma bala na cabeça.
Com sua morte o Império Sueco praticamente acabou, se reduzindo a muito pouco do que era antes, e a Rússia se tornou a grande potência do Báltico. Karl teve uma vida curta, mas não deixou de ser um grande rei, e só morreu pelo tamanho do desafio e por sua ambição e orgulho, até porque, um soldado qualquer não venceria uma batalha com mais de o dobro de homens do lado inimigo

Nenhum comentário: