segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Os 10 essenciais álbuns de Power Metal

O power metal é um gênero que nasceu nos anos 80 com a ajuda de bandas como Helloween e Gamma Ray. Nos anos 90 ele foi continuado com bandas como Iced Earth, Blind Guardian e Hammerfall.

Os fãs de metal ficam impressionados com os rápidos solos e arpejos, vocais muito altos e letras descrevendo criaturas mágicas (and the power of the draaaaagonflame!) e mundos de fantasia.

Ao longo dos anos começaram a ser lançados alguns álbuns que definem o power metal e trouxeram mais audiência ao gênero. Aqui vai uma lista dos 10 álbuns que dão uma boa representação do estilo.


(A fonte dessa lista é do About Heavy Metal).






Blind Guardian
Nightfall in Middle Earth

O álbum que definiu a carreira do Blind Guardian.

Este álbum foi lançado em 1998 e foi baseado no "O Silmarillion" de J.R.R. Tolkien. Embora seja pesado nos interlúdios, Nightfall in Middle Earth é um forte disco com reviravoltas. Feito para ser escutado por completo, o sexto álbum da banda é talvez o melhor até hoje.


Crimson Glory
Transcendence

Uma banda que é bastante esquecida na história do power metal.

O Crimson Glory nunca foi reconhecido por ajudar a moldar o gênero. Seu álbum de 1998 é um dos mais desvalorizados do power metal, uma poderosa coleção de material que equilibra agressividade e beleza.


Dragonforce
Valley Of The Damned

Antes do súbito aumento da popularidade devido ao sucesso de "Through the Fire and Flames", Dragonforce era uma banda jovem com maestria técnica e um talento para cativantes melodias. Seu álbum de estréia de 2003 é uma prova disto.




Gamma Ray
Land of the Free


Quando Kai Hansen, o ex-guitarrista do Helloween formou o Gamme Ray em 1989, ninguém esperava que a banda conseguiria chegar ao mesmo prestígio da banda passada de Hansen. O álbum Land of The Free de 1995 é o principal álbum do Gamma Ray.



Hammerfall
Glory To The Brave

A maioria dos álbuns de estreia mostram uma banda procurando o seu som, normalmente precisando de mais alguns álbuns para conseguir encaixá-los. O Hammerfall nunca teve este problema. Seu álbum de 1997, Glory To The Brave, foi um início bastante (bastante!!!) interessante e cativante para o que se tornaria uma longa carreira.



Helloween
Keeper of Seven Keys - Part 1

O segundo álbum do Helloween, lançado em 1987 ajudou a definir o que o power metal se tornaria no futuro. A banda pegou o NWOBHM (New Wave Of British Heavy Metal - Nova Onda do Heavy Metal Britânico) e adicionou elementos melódicos fazendo o som soar de forma grandiosamente.



Iced Earth
Horror Show

Selecionar o álbum essencial do Iced Earth pode ser uma complicada tarefa, e em alguns momentos podemos ficar entre Burnt Offerings e The Dark Saga, mas só precisamos olhar para o álbum Horror Show de 2001 para ver o melhor da banda. Com Matt Barlow dando a performance da sua carreira, Jon Schaffer fazendo memoráveis riffs e Richard Christy batendo forte nas peles, este álbum virou o som que define a banda.


Primal Fear
Jaws of Death

Outra banda que é bastante ignorada pelos fãs do power metal mainstream é o Primal Fear. Ela está em cena por quase uma década, lançando álbuns de forma rigidamente rápida. O segundo álbum da banda de 1999, Jaws of Death é básico, rápido e pesado. Em outras palavras, a trilha perfeita do powermetal.


Stratovarius
Dreamspace

O que o Stratovarius conseguiu em seu terceiro álbum, o Dreamspace de 1994, foi pegar o power metal e adicionar um toque progressivo. As músicas são relativamente curtas, nenhuma vai além de 6 minutos, mas a banda colocou muito conteúdo nesse tempo. 


Theocracy
Theocracy


Comparado ao resto das bandas, o Theocracy é um garoto com a cabeça cheia de ideias. Formado em 2002 por Matt Smith, ele fez todo o trabalho instrumental e vocal no álbum auto-intitulado de 2003 da banda. Para um projeto de um homem, o Theocracy é um álbum do caralho. Smith não se segurou em nada, com três músicas que passam a marca dos 11 minutos e uma mensagem positiva, a guitarra e o teclado se misturam e trabalham juntos e Steve tem um amplo alcance que ele utiliza várias vezes.




Nenhum comentário: